segunda-feira, 15 de agosto de 2011

“Crazinho”, um projeto que levou alegria para as crianças

Um dos projetos implantados pela equipe do CRAS que chamou a atenção da comunidade e levou alegria para as crianças, foi o “CRAZINHO”, realizado nas creches Lucília Donato e Solange Coelho.
O Projeto foi criado com a intenção de fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário, entre 1 à 03 anos.

“Essa proposta de desenvolver um momento lúdico nas creches do município de Guanambi sempre foi um desejo muito forte da nossa Secretária de Assistência Social, Graça Cotrim; incorporamos a idéia e montamos o Projeto, e hoje estamos muito felizes com a realização do mesmo, pois percebemos a felicidade e a alegria estampada em cada rostinho, participando ativamente das tarefas direcionadas”- disse a coordenadora do CRAS, Núbia Nunes.
O CRAZINHO trata-se de um Projeto voltado à garantia de acolhida que será realizado uma vez ao mês, por meio de experiências lúdicas, ampliando as trocas culturais para fortalecer vínculos favorecedores da socialização e garantir o direito de brincar para o bom desenvolvimento do ciclo de vida da criança. Foram realizadas atividades diversas com os brinquedos do Projeto, como: técnicas de relaxamento com músicas, corrida de obstáculos, teatro de fantoches, mini- gincana e várias brincadeiras livres com bonecos, carrinhos, piscina de bolinha, jogo de montar e a grande atração da manhã o famoso: “Minhocão”.

Além desses momentos de lazer, o Projeto porporcionou palestras socioeducativas nas creches para os pais dessas crianças com os mais variados temas, como ensinar a contar histórias para os seus filhos, os cuidados com as crianças pequenas, objetivando o fortalecimento dos laços afetivos e auxiliando-os na reestruturação familiar. Essas ações estão em sintonia com a Política do CRAS que é o trabalho com as famílias voltado à proteção social básica.


O Projeto contou com a parceria das voluntárias do curso de Pedagogia, Educação Física e Enfermagem da UNEB devidamente orientadas pelas  orientadoras sociais do CRAS, a psicopedagoga Eliane e a Pedagoga Edimara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário